A Técnica Nada nas Mãos
O manejo Nada nas Mãos é uma técnica que busca transformar a forma como se trabalha com gado. Baseada no comportamento natural dos bovinos, usamos seus instintos a nosso favor para nos comunicar e conectar com o rebanho através de uma linguagem não verbal. Atitude, posicionamento, ângulos e olhar são suficientes para transmitir confiança e respeito e mover os animais de forma eficiente e com baixo estresse. Convidamos o gado a trabalhar conosco ao invés de colocarmos apenas pressão.
O manejo correto e como nos comunicamos com gado são fundamentais para a saúde e bem-estar do rebanho. Gado calmo e confiante é mais fácil de mover, de diagnosticar e desempenha melhor. Então, comunicação eficiente significa menos estresse, não só para o gado, mas também para a equipe que trabalha no campo.

O Selo
Para certificar a qualidade dos manejos realizados nas propriedades que aplicam todos esses conceitos na rotina do trabalho com gado, criamos um selo responsabilidade em bem-estar animal Manejo Nada nas Mãos.
A pressão da sociedade quanto ao bem-estar animal é crescente e ganhou importância para o mercado consumidor. Assim, empresas que se preocupam em como seus animais são cuidados podem usar isso como marketing e obter vantagens na hora da comercialização de seus produtos. Inevitavelmente o benefício econômico direto será obtido, pois animais que se sentem confortáveis dentro de um sistema de produção acabam sendo mais eficientes.

O selo "Nada nas Mãos" é uma chancela criada plea Personal PEC.
Ela certifica a qualidade dos manejos realizados em uma propriedade, garantindo o bem-estar animal e qualidade do trabalho realizado.
Porque o Selo Nada nas Mãos?
- Redução do estresse das pessoas e dos bovinos;
- Motivação da equipe através de treinamento contínuos;
- Padronização dos procedimentos de manejo;
- Melhor performance produtiva dos animais;
- Diminuição de acidentes com pessoas e bovinos;
- Demonstra aos seus clientes.

Critérios
- Realização de treinamento dos colaboradores;
- Visitas periódicas a fim de auditar o cumprimento dos critérios estabelecidos pela técnica Nada nas Mãos;
- A periodicidade das visitas será determinada de acordo com as necessidades da propriedade, devendo ser acordada por ambas as partes;
- O selo tem validade de 12 meses, podendo ser renovado se houver cumprimento dos critérios;
- Em caso de troca de 50% da equipe treinada, um novo treinamento deverá ser realizado;
- O certificado está sujeito a cancelamento caso haja descumprimento das normas acima.
Metodologia
Três visitas anuais com duração de dois dias para acompanhamento de manejos importantes na rotina da fazenda de cria:
-
- Sanitário de bezerros e desmama (fevereiro/março)
- Vacina(meio)
- Maternidade e IATF (outubro/novembro)
Os objetivos de cada visita serão além do monitoramento da aplicação da técnica e treinamento de novos colaboradores, repassar à equipe novos conhecimentos sobre comportamento e sanidade de bovinos, mantendo uma evolução e aprendizagem
