IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo)

IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), é uma técnica que promove a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas após a administração de medicamentos em dias predeterminados. Desta forma, é possível sincronizar um lote de vacas paridas ou novilhas e inseminá-las todas no mesmo dia, sem a necessidade de observação de cio.

Essa técnica oferece uma excelente oportunidade de aumento da lucratividade na propriedade porque possibilita, além da utilização do sêmen de touros europeus, o incremento genético dos bezerros, a melhoria dos índices reprodutivos, a redução do intervalo entre partos e aumento do número de bezerros nascidos. Com isso, é possível realizar todo o processo de inseminação rápida e organizadamente, também melhorando o manejo das pastagens e racionalizando o uso da mão de obra e das instalações.

Vantagens da IATF

  • Viabiliza a Inseminação Artificial, principalmente em vacas paridas
  • Promove o Melhoramento Genético do rebanho
  • Aumenta da taxa de prenhez ao final da Estação de Monta
  • Reduz o intervalo entre partos do rebanho
  • Antecipa a concepção dos lotes e corrige gradativamente a Estação de Monta
  • Concentra os nascimentos e o desmame nas melhores épocas do ano
  • Aumenta o peso ao desmame
  • Reduz a idade ao abate
  • Melhora a Padronização do rebanho e das carcaças
  • Melhora o controle e direcionamento do Rebanho.

Depoimento de Clientes

Fazemos parte do Grupo GERAR

O GERAR – Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho – é um programa pioneiro com foco em reprodução de bovinos, iniciado em 2006 pela Zoetis com a parceria de médicos veterinários, fazendas de gado de corte e leite de todo o Brasil e setor acadêmico.

A partir das biotecnologias da reprodução de bovinos: IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo e TETF – Transferência de Embriões em Tempo Fixo, os técnicos coletam dados nas fazendas e enviam para a Zoetis que, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP/Botucatu), analisa estas informações e as transformam em relatórios, sendo os resultados apresentados e discutidos em reuniões ao longo do ano.

IATF+ MS: Profissionais querem aumentar produção de bezerros no estado

Um grupo de médicos veterinários e técnicos em reprodução de bovinos do Mato Grosso do Sul se reuniram na última semana para formalizar uma parceria de troca de informações técnicas, conhecimento e experiências que poderão auxiliá-los na tomada de decisão das assessorias e consultorias dadas aos seus clientes na parte reprodutiva. O grande assunto discutido foi a necessidade de aumentar os índices reprodutivos dos rebanhos comerciais brasileiros, que segundo o Grupo GERAR, é de 51% (média nacional).

“Ficamos felizes com o convite, boa parte da empresa dedica-se a atividade de cria dos nossos clientes, então otimizar a eficiência reprodutiva é essencial para nós. É muito importante trabalhar em parceria com profissionais e técnicos consolidados no mercado, ter acesso a uma ferramenta que possibilite as empresas aumentar os índices reprodutivos dos clientes gerará um impacto enorme na Pecuária Nacional, principalmente no estado de Mato Grosso do Sul. Nós da Personal PEC nos orgulhamos de fazer parte dessa iniciativa, pelo pioneirismo da tecnologia e certos de que iremos trazer lucratividade para o nosso segmento, clientes e parceiros” bradou Alvaro Fortunato, sócio-diretor da Personal PEC.

Conclusão sobre IATF

O uso de protocolos hormonais para IATF com o intuito de aumentar a fertilidade e a eficiência reprodutiva é uma realidade crescente em rebanhos leiteiros. Entretanto, uma avaliação dos índices reprodutivos da propriedade, das condições de manejo atuais e do custo-benefício de tal ferramenta devem ser levados em conta na tomada de decisão em relação à adoção da IATF e de qual protocolo hormonal utilizar. Vale ressaltar que a IATF deve ser adotada em propriedades bem manejadas, que visam aumentar a eficiência reprodutiva, e não apenas como uma ferramenta emergencial para corrigir erros de manejo.

Mensagens

Caso queira deixar uma mensagem segue nosso formulário de contato.


Como podemos ajudar?

Fique à vontade para nos solicitar informações ou tirar alguma dúvida.


Dúvidas? Podemos ajudar